IBTEK

(19) 3878 3032

QUAL A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM AUTOMAÇÃO NO SEGMENTO DE EMBALAGEM?

O avanço tecnológico está cada vez mais ligado às indústrias e, claro, a automação industrial não ficaria de fora.

Seja pela concorrência ou porque a sua empresa está dando sinais de que chegou a hora de automatizar a produção, a maioria das empresas estão percebendo que será impossível escapar da tecnologia.


O setor vem crescendo cada vez mais, em um ritmo bastante acelerado, e toda e qualquer oportunidade de otimizar o processo de produção pode significar um aumento bastante considerável nos lucros e na produtividade.

A automação traz inúmeros benefícios para a indústria, como segurança, controle, competitividade, precisão, monitoramento e custos.

UMA APLICAÇÃO PARA CADA SETOR

A automação Industrial é largamente aplicada nas mais variadas áreas de produção industrial e cada setor pede aplicações específicas.
Hoje a parte mais conhecida da automação está ligada à robótica, mas também é utilizada no setor químico, petroquímico, farmacêutico e muitos outros.

Um que possui um amplo campo para a aplicação dos processos é o de embalagens e é utilizada a automação para ensacar, embalar e agrupar produtos.

A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO NO SETOR DE EMBALAGENS

Já sabemos que dispor de  um sistema que acelera os processos de produção é de extrema importância para o faturamento da empresa. No caso do setor de embalagens isso pode significar, além de uma maior lucratividade, um grau de profissionalismo muito maior.


Vale dizer que a embalagem é um verdadeiro cartão de visitas que pode facilitar o marketing de seus produtos, podendo ser, muitas vezes, o principal atrativo da marca.

Alguns dos principais pontos que podemos destacar a respeito da importância de fornecer embalagens de qualidade são:

  • Proporcionam identidade à marca;
  • Diferenciam o seu produto dos de seus concorrentes;
  • Fortalecem o elo entre empresa e consumidor.

Automatizar a produção de embalagens possibilita também personalizar as máquinas utilizadas no processo, garantindo que elas trabalhem conforme as especificações, exemplos: tamanho das embalagens; espessura; quantidade e fechamento.

PICKING E PACKING

Packing e Picking são dois termos muito utilizados no processo de automação de embalagens e significam embalar e separar.

Picking

Nesse caso, a automação garante qualidade, eficiência e agilidade. Por exigir muita mão de obra, a automatização desse processo pode garantir uma redução de custos de até 40%.
Isso em razão de que é nessa etapa que os pedidos de cada cliente são separados e passam para as etapas seguintes.

Packing

Aqui a automação proporciona uma produção até cinco vezes mais rápida do que a manual.
Além disso, investir nessa solução é garantia de diminuição de custos e muito mais qualidade.




Percebeu como a automação vai além da inovação? Você ganha em rentabilidade, desenvolvimento, qualidade e redução de custos, afinal, a automação industrial é um sinônimo de avanço produtivo.


Ao contrário do que muitos acreditam, a automação na indústria não pretende substituir o homem pelo computador, o seu objetivo é apenas melhorar a produtividade e poupar os funcionários de fazerem tarefas “desnecessárias”.



Gostou deste texto? Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos !
Nos acompanhe também nas nossas Redes Sociais e fique por dentro das  novidades.

Até a próxima! 🙂