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SUSTENTABILIDADE: O MERCADO DE PLÁSTICO NO BRASIL

O plástico é hoje o grande vilão do meio ambiente, porém o descarte correto e o maior investimento na reciclagem do material podem fazer do resíduo plástico uma oportunidade de negócios e uma causa de transformação socioambiental por meio da economia circular.

O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos EUA, China e Índia. O país também é um dos que menos recicla esse tipo de resíduo. 

Para se ter uma ideia, o volume de plástico descartado no Brasil aumentou em 2020, foram 15% a mais do que no ano anterior, totalizando 13,3 milhões de toneladas, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública.

O baixo índice de reciclagem de plástico no país acontece por diversos fatores; desde a população que não está acostumada a fazer coleta seletiva, até as empresas e indústrias que ainda não adotaram a lei de logística reversa.

Mas, apesar desses números desfavoráveis, a boa notícia é que o índice de plástico reciclado pós-consumo tem crescido no país.

Em 2019, o volume de reciclagem pós-consumo levou a um aumento do índice em 24%. Foram recicladas 838 mil toneladas, enquanto em 2018 o número de reciclagem pós-consumo era de 757 mil toneladas. 

PLÁSTICO X SUSTENTABILIDADE 

Sabemos que o plástico é um material desenvolvido para se tornar um produto resistente, de alta durabilidade e baixo custo. Na maioria das vezes é utilizado apenas uma vez, como por exemplo, em canudos e seringas. 

O material é considerado muito importante para a população, isto porque foi a partir da sua criação que diversos segmentos evoluíram consideravelmente. Um ótimo exemplo é o mercado alimentício, desde a aplicação do plástico a taxa de desperdício alimentar caiu muito.

Porém, mesmo com esses benefícios, o plástico se transformou no vilão do meio-ambiente pelo descarte incorreto das pessoas. Mas, será que a culpa é somente do material? 

RECICLAGEM DE PLÁSTICO NO BRASIL

Considerando o conceito de sustentabilidade, reciclar o plástico, além de óbvia, seria a solução ideal já que o material inserido no mercado é grande, porém o retorno para as cooperativas de reciclagem demanda uma logística reversa um pouco complicada, sem contar a questão financeira. 

O objetivo da reciclagem é saber o que fazer com o material pós-consumo, mas para  a cadeia produtiva do plástico o processo de sustentabilidade deve começar no início da produção. 

Se todo resíduo plástico gerado no Brasil fosse reciclado, renderia uma média de R$5,7 bilhões na economia nacional. Dessa forma, a capacidade econômica existente neste material forneceria uma oportunidade gigante de mercado para as empresas que os geram.

Por isso, a reciclagem do plástico, além de ser essencial para a sociedade, também pode ser uma ótima oportunidade de negócio para as indústrias caso esse material seja bem reaproveitado, gerando novos produtos e realizando a cadeia da economia circular. 

E você, está fazendo a sua parte como consumidor e como empresa?

Continue acompanhando nossos conteúdos e até a próxima! 🙂